Ortopedista especializado em neuromodulação para tratamento da dor crônica em joelho

Atualmente, o tratamento ablativo ou por neuromodulação com radiofrequência (RF) tem sido utilizado para o tratamento de várias condições dolorosas, como nevralgia do trigêmeo, tratamento sintomático de dores de causa oncológica e dor facetaria na coluna vertebral.

A RF trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada. Além da RF ablativa convencional (na temperatura de 80 a 90°C), pode-se utilizar RF pulsada (temperatura até 45°C) e a RF ablativa refrigerada.

No joelho, o principal alvo da RF consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através dos ramos geniculares.

As principais indicações do uso da RF para o tratamento da OA do joelho: pacientes com osteoartrite, com dor de moderada a severa e falha do tratamento conservador, persistência da dor mesmo após ATJ(artroplastia total de joelho) e pacientes com indicação de ATJ e que se recusam a se submeter ao tratamento cirúrgico.

A ATJ ainda é considerada o procedimento cirúrgico padrão-ouro para o tratamento da OA sintomática e refratária ao tratamento conservador no joelho. Todavia, a ATJ, como procedimento de grande porte, pode gerar complicações, como infecção, instabilidade, lesões neurovasculares, tromboembolismo e, até mesmo, a não melhora da dor.

Leave a reply