Neurotomia Genicular
A osteoartrose (ou osteoartrite do joelho) é uma das doenças mais comuns nas idades avançadas. Em todo mundo milhares de pacientes são submetidos a cirurgia de prótese total de joelho, como alternativa para amenizar as dores ocasionadas por essa doença. Felizmente a ciência nos traz a opção de uso da radiofrequência resfriada, na qual por meio de um procedimento minimamente invasivo, e sem cortes. é possível realizar a neurotomia dos nervos geniculares, uma alternativa viável no tratamento das dores articulares crônicas do joelho.
A rizotomia percutânea por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo na qual não são feitos cortes, apenas introduzidas agulhas para realizar o procedimento. Está indicado para pessoas de qualquer idade com doenças articulares nas quais o paciente se queixa de dor crônica.
O procedimento consiste na colocação da ponta da agulha em cima dos nervos responsáveis pela sensibilidade da articulação, o que é feito com o auxílio de um aparelho de radiografia no intraoperatório. Depois de posicionada a agulha, é introduzido um eletrodo que irá aplicar a radiofrequência. Dessa forma, ocorre uma alteração térmica na região desejada, que elimina a terminação nervosa responsável pela sensação dolorosa originada naquele ponto.
Todo o procedimento é realizado em sistema de hospital-dia, com o paciente acordado; não há necessidade de internação, reserva de sangue para transfusão, incisões pontos ou anestesia geral.
Após o término procedimento o paciente retorna para casa e está apto ao retorno ao trabalho, no dia seguinte, na maior parte das vezes com redução das dores. Na maioria das pessoas, esse procedimento é resolutivo e duradouro, porém em algumas pessoas, a dor pode voltar após período de cerca de 6 meses e, nesses casos, o procedimento pode ser repetido, considerada outra alternativa de tratamento.
A neurotomia genicular é um procedimento minimamente invasivo, ideal para pacientes idosos, com comorbidades graves (que contra-idiquem a cirurgia) e até mesmo para aqueles pacientes que apresentam dores crônicas, mas que não desejam ser submetidos a tratamentos cirúrgicos mais agressivos, como a colocação de uma prótese total de joelho. Esse tratamento pode trazer alívio quase imediato da dor crônica, evitando os riscos associados a cirurgias de maior porte, como a prótese total de joelho, tais como infeção, trombose, sangramentos, etc.
De acordo com estudos científicos, a neurotomia dos nervos geniculares por radiofrequência levou a uma redução significativa da dor e melhoras funcionais em um grupo de pacientes com dor causada pela osteoartrite.
As principais vantagens da rizotomia genicular são :
– Funções físicas são aumentadas significativamente
– Dor e limitação física são reduzidas
– Utilização de medicamentos é reduzida ou eliminada
– Mais de 20 meses de alívio da dor e melhora das funções físicas (em média)