Condroplastia

A condroplastia é uma cirurgia plástica para a reparação de uma cartilagem. A cartilagem articular ou hialina é o tecido que reveste a superfície de dois ossos em uma articulação. Isso ajuda os ossos a se moverem suavemente uns contra os outros e podem suportar a pressão de atividades como correr e saltar. A cartilagem articular não possui um fornecimento direto de sangue, por isso tem menor capacidade de reparação por si só e pode levar à degeneração da superfície articular (osteoartrite). A condroplastia refere-se ao reparo cirúrgico da cartilagem lesionada ou danificada.Geralmente é realizada como uma cirurgia através de artroscopia. Um procedimento artroscópico envolve a inserção de um telescópio através de uma pequena incisão, permitindo que seu cirurgião visualize claramente o local de operação em um monitor sem ter que abrir uma grande abertura. Junto com o artroscópio, outros instrumentos cirúrgicos são inseridos para reparar o dano.

Uma condroplastia de suavização simples envolve a remoção de fragmentos soltos do tecido articular e alisamento de bordas rugosas da cartilagem.

Uma condroplastia abrasiva é realizada quando a cartilagem articular desaparece, expondo o osso subjacente. Neste procedimento, uma rebarba rotativa é usada para raspar o tecido ósseo da superfície da articulação. Esta ação de raspagem cria uma superfície sangrenta e, posteriormente, forma tecido cicatricial que substitui a cartilagem articular original. Este procedimento geralmente é usado quando o defeito é pequeno. Após a cirurgia, as muletas são usadas por um período de seis semanas para permitir uma cura adequada.