Dores no joelho durante a quarentena? Pode ser falta de mobilidade!
A falta de atividade física e a imobilidade causada pelo isolamento social podem agravar casos de dores nas articulações, principalmente nos casos degenerativos.
Os reflexos da pandemia do novo coronavírus e as recomendações de isolamento social, com o fechamento de academias e outros centros de atividade já afetam a saúde física mesmo das pessoas mais ativas.
Naqueles que já possuem problemas como artrose de joelho, os reflexos do isolamento podem ser ainda mais importantes .
É imprescindível que as pessoas mantenham atividades regulares para manter a saúde de todo o corpo, seja nutricional, física, metabólica, mental e também músculo esqueléticas .
Falando especificamente das articulações do joelho é fundamental que as pessoas mantenham um trabalho muscular de alongamento e fortalecimento. Existem uma série de exercícios que podem ser realizados em casa com elásticos e também com o peso do próprio corpo.
É importante também realizar alongamentos para manter a flexibilidade muscular e exercícios de mobilização das articulações para preservar a lubrificação, mobilidade e amplitude de movimento mesmo dentro de casa.
Exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos adequados, prescritos por fisioterapeuta ou profissional de educação física, podem suprir a falta momentânea de tratamentos preservadores para artrose que envolvam fisioterapia e hidroterapia em espaços compartilhados, por exemplo. Isso melhora os sintomas, qualidade de vida e diminui os riscos de perda de mobilidade que é um dos grandes sintomas da artrose do joelho.
Procure sempre um Ortopedista especialista em Joelho para realizar esse tipo de cirurgia.
Dr. Wilson Farizato é ortopedista em Jundiaí
Leave a reply
Leave a reply