Novo tratamento para artrose pode evitar cirurgia.
Nada menos do que 20% da população mundial é acometida pela artrose, a mais comum das mais de cem doenças reumáticas. Além disso, é considerada como uma das mais frequentes causas da incapacidade ao trabalho, em pessoas com 50 anos ou mais.
A doença é causada por várias alterações bioquímicas, metabólicas e fisiológicas que ocorrem, simultaneamente, na cartilagem e no osso sub condral, levando a diminuição do espaço articular com perda cartilaginosa e formação osteofitária quando há a degeneração articular, geralmente há déficits da musculatura responsável pela movimentação e proteção do joelho. E quanto menor for qualidade muscular, maior será o impacto e os microtraumas diretamente sobre a articulação.
A boa notícia é que os tratamentos, cada vez mais avançados, possibilitam evitar a cirurgia.
O tratamento medicamentoso, como viscossuplementação, apresenta resultados muito bons. A viscossuplementação consiste na infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Ela é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações.
Trazem alívio para a dor e melhora da função. E é bom esclarecer que não se trata de um corticóide, antiinflamatório que tem vários efeitos colaterais. Temos alcançado resultados excelentes sem necessidade de cirurgia!
Leave a reply