7 dicas para aliviar ou evitar as dores no joelho!

1- Evite se sentar com pernas cruzadas!

Nossos corpos não foram feitos para ficar sentados por longos períodos de tempo, especialmente com as pernas cruzadas. Sentar com as pernas cruzadas, ou sentar “perna de índio” estica excessivamente os ligamentos e músculos ao redor seu joelho. Isto também pode aumentar a pressão sobre suas articulações do joelho, o que pode causar dor e inchaço.
Para dar alívio aos joelhos, limite a quantidade de tempo que você passa com seus joelhos dobrados e/ou pernas cruzados. Tente sempre mantê-los retos e esticados, e não ficar muito tempo sentado de perna cruzada.

2- Se exercite em superfícies niveladas!

Muitas pessoas não percebem que andar sobre superfícies irregulares ou duras pode piorar as dores no joelho. Ao mudar onde você se exercita, pode aliviar e até mesmo evitar a dor no joelho.
Andar sobre superfícies mais macias e niveladas, como a grama, será mais fácil diminuir a dor no joelho e em todas suas articulações.

3- Troque seus calçados!

Calçados com o fundo duro são comprovadamente causas de estresse e rigidez nos joelhos.
Você pode diminuir a pressão sobre seus joelhos em até 20-25% por usar sapatos confortáveis e almofadados sem salto.
Lembre-se de que más escolhas de calçados têm um efeito cumulativo. A pressão se acumula ao longo dos anos, eventualmente causando fraqueza e rigidez joelhos por volta dos 40 anos de idade.

4- verifique seus hábitos de sono!

Dormir de lado sem apoiar o joelho causa torção e rotação a seus joelhos, similar a sentar-se com as pernas cruzadas.
Procure evitar esta posição por longos períodos de tempo, pelas mesmas razões que evita joelhos dobrados e pernas cruzadas ( estiramento de músculos e articulações, aumento da tensão nos joelhos).
Pense em quanto tempo você passa dormindo… você poderia diminuir o estresse nos joelhos por 6 a 8 horas apenas com esta simples mudança.
Se você dorme de lado, coloque uma almofada entre suas pernas para manter a articulação do joelho alinhada, e evite dormir de barriga para baixo, pois isso coloca pressão e danos auto-infligidos na parte frontal dos joelhos.

5- Hidrate-se!

A desidratação pode causar dores musculares, dores, fadiga e vertigens.
Tente beber água durante todo o dia. Evite o excesso de cafeína, chá, álcool e bebidas energéticas, pois estas irão desidratar ainda mais seu corpo.

6- Aplique frio e calor no joelho!

O calor (pode ser uma toalha umidecida na água quente caso você não tenha uma compressa de calor) é melhor para afrouxar os músculos rígidos e as articulações. Muitas pessoas o acham útil pela manhã quando estão rígidos e tendo problemas para se mover.
O gelo é bom depois da atividade ou à noite, quando seus joelhos estão fracos ou doloridos.

7- Consulte um ortopedista!

A maneira mais rápida de cuidar de suas dores no joelho é ir a um fisioterapeuta ou ortopedista. O profissional irá ouvir sua história e dar uma olhada em seus joelhos e descobrir o motivo de sua dor e rigidez.
Então ele pode elaborar um plano para relaxar seus músculos doloridos, soltar suas articulações rígidas e fortalecer seu joelho e corpo para que você possa voltar às atividades normalmente.

Leave a reply