O que esperar da Infiltração no Joelho?
A dor e a rigidez do joelho podem ser incômodas, difíceis de tratar e afetam negativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional. A dor no joelho pode resultar de lesão ligamentar ou do tendão, fratura, perda de cartilagem (osteoartrite) e condições inflamatórias, tais como artrite inflamatória ou artrite séptica.
A infiltração do joelho é um procedimento no qual são injetados medicamentos na articulação do joelho para tratar a dor devido a várias causas. O tipo de medicamento injetado e a freqüência dependem da condição que está sendo tratada, com base no diagnóstico e extensão da doença, o médico lhe dará um plano de tratamento. Existem diferentes tipos de infiltrações no joelho, sendo o tipo mais comum de infiltração o corticosteróide. Outros agentes utilizados são ácido hialurônico, infliximabe, neurotoxina botulínica (botox) e plasma rico em plaquetas (PRP).
As infiltrações de esteróides ajudam a aliviar a dor e a inflamação dos indivíduos com: osteoartrite, artrite idiopática juvenil, artrite psoriática, gota e artrite reumatóide.
O Infliximabe combate a inflamação e pode ser usado para tratar: monoartrite, artrite reumatóide e espondilite anquilosante.
O ácido hialurônico (AH) está naturalmente presente nas articulações, nos olhos e na pele. Os níveis de AH diminuem com a idade, levando ao atrito nas articulações e à artrite. As injeções de AH no joelho lubrificam a articulação, diminuem o atrito, diminuem o impacto, retardam o envelhecimento das articulações, reduzem a dor e a rigidez. O AH é usado no tratamento do seguinte: osteoartrite e artrite reumatóide.
O botox inibe os neurônios sensoriais que causam dor. Assim, a dor e a rigidez articular melhoram significativamente.
O plasma rico em plaquetas (PRP) é obtido a partir do próprio sangue do paciente. Ele contém fatores de crescimento que estimulam a formação de colágeno e lubrificam a articulação. O PRP pode melhorar o funcionamento das articulações e reduzir a dor.
A infiltração do joelho é um procedimento relativamente rápido e pode ser realizado sob anestesia local para evitar dor. Uma agulha de tamanho e comprimento adequados, ligada a uma seringa, é introduzida na articulação e o medicamento é injetado.
Após o procedimento, o paciente precisa descansar por alguns minutos para então retomar as atividades normais. Os pacientes podem sentir dor, inchaço e hematomas, que desaparecem em poucos dias. Gelo e analgésicos apropriados podem ajudar a reduzir a dor e os hematomas.
Leave a reply
Leave a reply