Você lesionou seu ligamento cruzado anterior (LCA)?

O joelho é formado principalmente por seus ligamentos que ligam o fêmur (o osso da coxa) junto à tíbia (o osso da canela, junto com a fíbula). Dentre eles, está o ligamento cruzado anterior (LCA), que está localizado na parte interna do joelho, nasce na ponta final externa do fêmur e cruza o meio do joelho até a ponta inicial externa da tíbia. O ligamento cruzado anterior tem um comprimento médio de 38mm e espessura de 11mm. OS ligamentos do joelho são similares a tendões, com a diferença de possuírem fibras não tão paralelas e uma quantidade de elastina superior aos tendões, podendo suportar alongamentos maiores, sem causar danos à sua estrutura.

A lesão desse ligamento ocorre quando há literalmente uma ruptura nesse ligamento, ou um entorse, e é a lesão no joelho mais comum dentre os esportistas de futebol, basquete, futebol americano, esqui alpino, entre outros esportes que envolvem parar o movimento intenso, mudar de direção, saltos, quedas, colisões com outras pessoas, repentinamente. Muitas pessoas ouvem ou sentem a sensação de estalo quando rompem o LCA, também têm seus joelhos inchados, fracos, sem a capacidade de ficar em pé e se apoiar e suportar o corpo, e dor muito intensa e aguda ao tentar se mover.

Dependendo da gravidade da lesão, o tratamento pode incluir exercícios de repouso e reabilitação para ajudá-lo a recuperar sua força e estabilidade, ou cirurgia para substituir o ligamento rompido seguido de reabilitação. Um programa de treinamento adequado pode ajudar a reduzir o risco de uma lesão do LCA.

Leave a reply